terça-feira, 17 de agosto de 2021

pequenas?

as pequenas virtudes é um livro imenso de ginzburg, escritora e pessoa tão complexa quanto densa a sua vivência e experiência. tudo posto num livro que nos faz reflectir sobre a vida, as suas pequenas grandes questões e, particularmente, sobre como fomos e somos educadas e educados e como fomos, somos e seremos educadores e educadoras.

um livro a ler e reter...

as pequenas virtudes

natalia ginzburg 


"no que se refere à educação dos filhos, penso que lhes devem ser ensinadas não as pequenas virtudes, mas as grandes. não a poupança mas a generosidade e a indiferença pelo dinheiro; não a prudência, mas a coragem e o desprezo do perigo; não a astúcia mas a franqueza e o amor da verdade; não a diplomacia, mas o amor ao próximo e a abnegação; não o desejo de sucesso mas o desejo de se conhecer."

("negligenciamos ensinar as grandes virtudes, e no entanto amado-las, e queríamos que os nossos filhos as tivessem. mas alimentamos a esperança de que brotem espontaneamente no seu espírito, um dia no futuro.")

"e os apontamentos consomem-se, acabam por se perder se o guardarmos connosco sem nos servirmos deles por demasiado tempo."

"mas o ser-se feliz ou infeliz leva a que se escreva de uma maneira ou de outra. Quando somos felizes, a nossa fantasia tem mais força; quando somos infelizes, então é a nossa memória que age mais vivamente."

"devemos ser cautelosos no prometer e ministrar recompensas e castigos (...) habitualmente os sacrifícios não têm qualquer recompensa, e com frequência as más acções não são punidas."

"eles devem saber que não nos pertencem, mas que nós sim lhes pertencemos, sempre disponíveis..."

Frase final: "porque o amor pela vida, gera amor pela vida."




0 comentários: