sábado, 3 de agosto de 2019

autoridade.

pensei ler sobre o conceito de autoridade hoje e achei interessante lê-lo a partir de miguel morgado, uma figura particular e interessante que, estou certo, andará por aí nos próximos anos.
o livro, e de onde parte para conceptualizar e pensar o conceito, creio que demonstra bem as "raízes" estruturais de miguel morgado, bem como comporta também alguma densidade, cortesia do autor.
(ainda assim), um ensaio interessante .

autoridade
miguel morgado

"a sociedade sobrevive à morte do estado e, historicamente falando, essa dissociação é o primeiro momento da concretização da verdadeira ordem."

"em democracia a noção de autoridade tem de sofrer uma certa transformação. que começa por aqui, pela emergente contiguidade e continuidade entre autoridade e legitimidade."

"tu dependes dos preconceitos daqueles que governas com preconceitos. para lidares como queres, tens de te comportar como eles querem." (rousseau, 1762)

"as feridas e outros males que um homem inflige a si mesmo espontaneamente e por sua escolha, doem muito menos do que as que são infligidas por outros" (maquiavel; 1531)


0 comentários: