quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

don´t?

não? é a pergunta que me assola? não seria ou virá a ser assim? em nada daquilo?

filme (falso) light que nos confronta com o que poderá/poderia ser lidarmos com uma ameaça global com "data marcada".


don´t look up
adam mackay
[2021]

domingo, 26 de dezembro de 2021

originais

livro "light" que trata o binómio conformismo / originalidade, nas suas múltiplas dimensões e no seu impacto.

originais
adam grant
[2020]

domingo, 5 de dezembro de 2021

ruído(s)

ruído, novo livro de kahneman e sunstein (e sibony) trata o ruído, complementarmente às heurísticas e enviesamentos. 

é um passo mais num ciclo de oportunidade que conforme referem os autores deve estimular o redesenha das organizações para reduzir o ruído usando, entre outros, algoritmos para melhor julgamentos humanos; simplificar processos complexos; mudar as reuniões e estruturar mais as discussões; promover mais construção nos conflitos. 

tudo isto, visando, mais saúde e segurança pública, mais justiça e prevenir erros evitáveis.


ruído
kahneman, d. , sibony, o. & sunstein, c.
[2021] 

domingo, 14 de novembro de 2021

contagem decrescente...

contagem decrescente, quatro crises globais urgentes e como as superar trata do ADAPT, anacrónimo do autor e equipa referente à assimetria; perturbação (disrutpion); idade (age); polarização e confiança (trust) do mundo actual e de como temos, a ser ver, 10 anos para reverter.

um livro interessante, bem organizado e bem reflectido. 



contagem decrescente (quatro crises globais urgentes e como as superar) 

blair h. sheppard

sábado, 23 de outubro de 2021

the bomber mafia

livro - narrativa - de gladwell, sempre um grande contador de histórias e construtor (definidor, porque a si ligados) de enredos. Uma história de como a evolução (?) é por nós definida, mas nos define. Como a norma, aliás.


the bomber mafia

malcolm gladwell

[2021]


"cada vez que um avião [qualquer avião] passava sobre as suas cabeças, o general e os seus companheiros olhavam-no. Não podiam ajudar-se. Obsessivos. O meu tipo de pessoas.”

"nós também guardamos memórias e compreensão nas mentes de pessoas que amamos [memórias transitivas, psicólogo daniel wagner]"

"estavam preocupados com o facto de que quanto mais "limpa" e precisa fosse uma bomba mais tentador seria utilizá-la quando não se devia."


domingo, 17 de outubro de 2021

scenes...

mais do que "from a marriage", from a life time... Boa mini série que vive de um diálogo e tudo o que envolve cerzido com a complexidade da vida actual e das suas nuances... Que vive de uma actriz extraordinária que puxa por um actor surpreendente. Que vive da fita cola colar menos a partir da sua primeira utilização, ficando cada vez mais frágil mesmo que se "pressione".

scenes from a marriage

hagai levi

[2021]

domingo, 3 de outubro de 2021

45

O espírito de 45 é um documentário muito interessante e relevante (pese embora o viés de Ken Loach) sobre o período que se viveu no pré, nas e no pós-eleições do Reino Unido em 45, eleições que ditaram a derrota de Churchill (que acabara de ser um dos vencedores da II guerra mundial) e que, entre outras alterações, trouxeram o NHS e a inspiração para o nosso SNS.


o espirito de 45
ken loach
[2013]

sábado, 25 de setembro de 2021

Loucura...

E como era pensada e escrita em 1910. Incrível relato... Incrível "ensaio"...


Loucura

Mário de Sá-Carneiro

[1910]

domingo, 19 de setembro de 2021

"artista, performer..."

bohemian rhapsody, é uma rapsódia feita filme em torno da figura mítica de Freddie Mercury e a história do seu cruzamento com 3 temáticas fundamentais do Mundo dos anos 60/70/80 - a ruptura afirmativa da diversidade; o seu cruzamento com a emergência do HIV enquanto questão de saúde pública e social; os Queen, a música, a cultura e o Live Aid de 1985.


Figura incontornável, bem pensada, reflectida e interpretada.


bohemian rhapsody
rami malek
[2018]

crowds...

em tempos em que assistimos, por vezes com estupefacção, ao que grupos podem produzir em termos de comportamentos e posicionamento na sociedade civil, um livro interessante que nos recorda e evoca o "bom" poder dos grupos, na diversidade, na criatividade, na resposta a problemas (complexos).


The Wisdom of crowds - Why many are smarter than the few
James Surowiecki

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Oboma

In pursuit of a more perfect union. Documentário interessante que reflecte os EUA na conjugação de Obama presidente com a sociedade em ebulição (também por Obama presidente). Uma figura inebriante e um extraordinário ser humano com tanto tanto a gerir... Particularmente nas questões envoltas no racismo, explicito e implícito, sempre presentes e cada momento do seu mandato e em cada momento actual dos EUA.


Obama - In pursuit of a more perfect union

[2021]

sábado, 4 de setembro de 2021

lotus

série interessante por "jogar" com uma complexidade escondida nos potenciais clichés.

ideia interessante a que se junta um conjunto, também ele interessante, de actores e actrizes, com destaque para um aqui fantástico murray bartlett e para uma caixa com a expressão human remains, que tudo ali significa.

the white lotus
mike white
[2021]


sábado, 28 de agosto de 2021

o caso de...

richard jewell, aqui. mas outros nomes poderiam aqui estar.

em tudo sobre a confiança e a perda dela. sobre a polarização de ideias, da procura de factos, da dúvida que a "justiça" não desfaz nas pessoas que julgam. na ideia de richard de que depois dele "qualquer segurança que vir uma mala abandonada deve fugir e não avisar as autoridades", pois pode não estar por elas protegido. de como as peças parecem encaixar quando procuramos que encaixem e de como, finalmente, se cruza com tantas e tantos outros.

o caso de richard jewell

clint eastwood

[2019]

crepúsculo (impossível)?

o crepúsculo da democracia trata a questão do autoritarismo em política e a forma como a democracia, enquanto forma política, é ténue, frágil e logo necessita de um permanente sobressalto cívico para seu respeito e reforço.

trata particularmente bem um triângulo, que entre outros se observou e observa na Polónia entre ideias xenófobas, ideias paranóicas e posturas abertamente autoritárias. trata, também, da polarização e da transformação que implica na sociedade, afastando (e aproximando outras) pessoas, muitas vezes na própria família.

uma excelente e informada reflexão.

o crepúsculo da democracia
anne applebaum


quinta-feira, 26 de agosto de 2021

uma vida no planeta.

a vê-lo e a senti-lo em declínio no que toca à biodiversidade por responsabilidade do ser humano.

um excelente e forte documentário de um dos maiores divulgadores de ciência e de vida, vivo.


david attenborough - uma vida no planeta

alaistair fothergill; jonathan hughes; scholey alastair

[2020]



terça-feira, 24 de agosto de 2021

7

os sete de chicago.

sorkin realiza um filme interessante a partir de uma história (e um momento histórico) particularmente interessante e relevante. 


os sete de chicago
aaron sorkin
[2020]

sábado, 21 de agosto de 2021

ser generalista num mundo de especialistas...

Um livro amplo que versa uma ideia simples - a necessidade de reflectirmos sobre a hiperespecialização - o seu porquê; as suas consequências e, particularmente, a sua sobrevalização.

Um mundo complexo necessita de experiência e experimentação. Diversidade, flexibilidade, diversificação.

versátil
david epstein


terça-feira, 17 de agosto de 2021

pequenas?

as pequenas virtudes é um livro imenso de ginzburg, escritora e pessoa tão complexa quanto densa a sua vivência e experiência. tudo posto num livro que nos faz reflectir sobre a vida, as suas pequenas grandes questões e, particularmente, sobre como fomos e somos educadas e educados e como fomos, somos e seremos educadores e educadoras.

um livro a ler e reter...

as pequenas virtudes

natalia ginzburg 


"no que se refere à educação dos filhos, penso que lhes devem ser ensinadas não as pequenas virtudes, mas as grandes. não a poupança mas a generosidade e a indiferença pelo dinheiro; não a prudência, mas a coragem e o desprezo do perigo; não a astúcia mas a franqueza e o amor da verdade; não a diplomacia, mas o amor ao próximo e a abnegação; não o desejo de sucesso mas o desejo de se conhecer."

("negligenciamos ensinar as grandes virtudes, e no entanto amado-las, e queríamos que os nossos filhos as tivessem. mas alimentamos a esperança de que brotem espontaneamente no seu espírito, um dia no futuro.")

"e os apontamentos consomem-se, acabam por se perder se o guardarmos connosco sem nos servirmos deles por demasiado tempo."

"mas o ser-se feliz ou infeliz leva a que se escreva de uma maneira ou de outra. Quando somos felizes, a nossa fantasia tem mais força; quando somos infelizes, então é a nossa memória que age mais vivamente."

"devemos ser cautelosos no prometer e ministrar recompensas e castigos (...) habitualmente os sacrifícios não têm qualquer recompensa, e com frequência as más acções não são punidas."

"eles devem saber que não nos pertencem, mas que nós sim lhes pertencemos, sempre disponíveis..."

Frase final: "porque o amor pela vida, gera amor pela vida."




quinta-feira, 12 de agosto de 2021

6=0

homeostética, a procura de uma nova forma de intercepção entre a arte e a vida quotidiana no excepcional de um grupo excepcional, que incluía pedro portugal e manuel joão vieira.


homeostética 6=0

bruno almeida

[2008]

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

say her name, say her name, say her name...

ouvimos e evocamos.

um acontecimento complexo com sucessivos comportamentos e questionamento matizados pela estruturalidade da vulnerabilização de pessoas, pela sua pertença cultural, pelo seu estatuto, pelo poder intuído.

um documentário para reflectir, procurar empatizar com os diversos lados (sempre mais simples com uns que com outros) e, especialmente, intuir como podemos não escalar nestas situações e reforçar os mecanismos de diálogo, confiança e coesão para tornar situações como esta senão impossíveis muito menos prováveis que hoje são.

"é difícil, muito díficil, ser uma mulher negra nos EUA", dizia Sandy numa Sandy speaks.

say her name.- the life and death of Sandra bland
Kate davis e David Heilbroner
[2018]



terça-feira, 10 de agosto de 2021

e... raiva.

o woodstock 99 foi um acontecimento que reuniu e acelerou (naqueles 3 dias) um conjunto significativo de elementos identitários de um tempo, modo e momento da realidade (particularmente Americana). Onde a zanga crescente explodiu e onde, em parte, se observa o porquê de tantas perguntas difíceis que nos fazemos.

um interessante documentário de um impactante momento para, quem como eu, se interessa pelo comportamento das pessoas e pelo que o determina.

woodstock 99  - peace, love and rage
bill simons
[2021]


domingo, 8 de agosto de 2021

falar com desconhecidos.

grande obra de um grande pensador, Malcolm Gladwell.

certeiro e sempre focado um melhorar um pouco o Mundo à sua volta, olhando-o, baralhando-o com ciência e com uma compreensão única da mesma e da sua transferibilidade.



falar com desconhecidos 

malcolm gladwell



domingo, 25 de julho de 2021

miss...

miss simone, o que aconteceu, pergunta o título. Pergunta complexa na desconstrução de uma personalidade muito complexa e muito marcante da sociedade e da música, nos EUA e no Mundo.

Um documentário muito interessante que explora algumas das vicissitudes acedendo ao núcleo mais duro da vida de Nina Simone, com muita verdade, por vezes crua e dura.


what happened, miss Simone

liz garbus

[2015]

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Balada...

Do batráquio, urso de outro para melhor curta metragem em 2016.

Leonor Teles trata de forma artística uma pseudo tradição que justifica uma forma de exclusão dissimulada, e por isso aceite.


Balada de um Batráquio

Leonor Teles

[2016]


terça-feira, 20 de julho de 2021

Fogo no Mar

Retrato imersivo e impressivo de uma Lampedusa que se confronta com um dos principais desafios societais complexos - o das migrações para o qual confluem a pobreza, a guerra, os direitos humanos e necessidades mais básicas.

Excelente documentário, urso de Berlim em 2016.

Fogo no Mar
Gianfranco Rosi
[2016]


sexta-feira, 9 de julho de 2021

O caso mental...

Fernando Pessoa, em texto, naturalmente contextualizados ao momento que dizem: 1) da qualidade impressionante da sua escrita e da sua reflexão; 2) de si e da figura intrincada, complexa e que com toda a admiração que nutro por vezes me questiona; 3) da actualidade permanente de alguma reflexão. A conhecer e a reconhecer.

O caso mental português
Fernando Pessoa


“Nunca o português tem uma acção sua, quebrando com o meio, virando costas aos vizinhos. Age sempre em grupo, sente sempre em grupo, pensa sempre em grupo.”

“O provincianismo consiste em pertencer a uma civilização sem tomar parte no desenvolvimento superior dela - em segui-la pois mimeticamente, com uma subordinado inconsciente e feliz”

“Mas o provincianismo tem outro aspecto, um pouco mais provinciano. Não se pode ser adulto com uma mentalidade análoga À da criança sem com isso sofrer qualquer coisa. Assim vivemos em aldeia em Portugal inteiro. Conhecemo-nos todos, ou é como se nos conhecêssemos. Por isso avaliamos do trabalho de um ou de outro segundo a nossa simpatia ou antipatia por ele - simpatia ou antipatias baseadas em elementos estranhos a esse trabalho: aspecto físico, rivalidade pessoal, política. Se falar em António Correia de Oliveira a um republicano, por culto que seja, já sei que dirá mas dele como poeta, porque é conservador. Se falar de Aquilino Ribeiro a um monárquico, or culto que seja, já sei que dirá mal dele, porque é radical. E se em um caso ou outro não disser mal, é porque sucede ser amigo dele. Assim tudo se traduz, em fim, numa política de campanário arruinado." 

sábado, 3 de julho de 2021

A caça...

vinterberg é um dos realizadores do momento.

da luz tensa dos filmes à densidade que lhes imprime, cada ângulo, cada decisão, parece pensada, sentida e integra no filme. esta "imagem capa", de um olhar por cima do ombro, numa igreja e numa véspera de natal, é um exemplo claríssimo disso.

(mais um) grande filme.

a caça
thomas vinterberg
[2012]


sexta-feira, 18 de junho de 2021

Génesis

A origem, em sete intensos dias lido nas horas intensas daquele dia memorável (e dos dois dias seguintes).

Excelente, ainda que por vezes complexo, trabalho de Guido Tonelli reunindo 13,8 mil milhões de anos em pouco mais de 2 centenas de páginas recheadas de história e histórias, de ciência e ciências mas também de arte, filosofia e de ser ou não ser, existir ou não existir.

Começa com um "criar raízes talvez seja a necessidade mais importante e menos reconhecida da alma humana" (Simone Weil) que, em bom rigor, poderia ser um resumo certeiro do livro numa frase.


Génesis, A história do Universo em sete dias 

Guido Tonelli

terça-feira, 15 de junho de 2021

10 lições...

Fareed, jornalista cujo trabalho sigo com interesse, escreve este 10 lições para um Mundo pós-pandemia. Visão racional, estruturada e muito suportada em anos e anos de trabalho, pensamento e reflexão sobre o Mundo e os seus desafios. Um trabalho sério e competente mas, de certo modo, previsível, em quem o acompanha.


10 lições para um Mundo pós-pandemia
Fareed Zakaria


Mare...

Tudo em volta de uma fantástica Kate feita Mare.

Tudo, inclusivamente um Mundo a cumprir o seu desígnio, um território feito à medida e o alavancar de toda a equipa na sua personagem e na sua forma de a definir.

mare of easttown

brad ingelsby 

[2021]

domingo, 13 de junho de 2021

Citizen

citizenfour, excelente documentário em torno de um muito complexo tema, de uma muito complexa personagem (ed. snowden) e de um muito complexo caso - as questões da privacidade e as agências secretas e de segurança nacional.


citizenfour
laura  poitras
[2014]

quinta-feira, 10 de junho de 2021

20.000 de 29.000

20.000 dias na Terra é uma viagem a uma Terra co-construída por Nick Cave, sempre numa lógica de encontro entre realidade e um imaginário próprio seu e da sua vida.

Muito interessante e denso, como a sua personagem, como a sua música.
20000 dias na terra
ian forsyth e jane pollard
[2014]

"quando consumia drogas ia a igreja, ouvia a missa até ao fim, passava junto dos passadores e ia para casa consumir. fazia o bem e o mal e parecia-me um equilíbrio funcional."

"nunca conhecemos a nossa história. aliás só se torna história quando a contamos e voltamos a contar... precisas recordações e pormenores que contamos infinitamente a nos próprios e aos outros, criando uma narrativa e impedindo que depois se perca nas trevas."


Des...

Desconectados trata bem e com a intensidade e realidade devida como as diferentes vulnerabilidades (de diferentes pessoas) influem na forma como nos co e desconectamos e relacionamos.

Um filme de uma intensidade tremenda, num momento tremendo da vida em sociedade a estes níveis.
disconnect
henry alex rubin
[2012]


quarta-feira, 9 de junho de 2021

inception.

10 anos depois de memento, nolan volta a escrever e a filmar sobre a mente, as suas particulares, fragilidade poderes. neste estranhamento traduzido por "a origem" dedica-se ao sonho e às emoções, mas sempre em torno deste ser pessoa. agora mais em busca de um blockbuster, mas sempre mantendo uma narrativa bem escrita e um complexidade estimulante.


                                                     
inception
chistopher nolan
[2010]

quarta-feira, 26 de maio de 2021

és?

"és um animal, vistovitz!" trata da metamorfose e das muitas e variadas formas de nos admirarmos connosco, com as/os outras/os, com o que nos rodeia. enérgico, bem escrito, duro por vezes é um pequeno  e curioso livro que se lê de um trago.


és um animal, vistovitz
alessandro boffa

"porque só uma vida feita de aborrecimentos e frustrações nos predispõe a sonhos belos e grandiosos." (será?)

quinta-feira, 20 de maio de 2021

eliminar a catastrofe?

Livro relevante que discute a possibilidade de desenvolver uma teoria e árvore de decisão em torno de potenciais catástrofes (COVID-19, Crise Climática, ...). Explora dificuldades baseadas nos conhecidos desconhecimentos (known unknowns) e nos desconhecidos desconhecimentos (unknown unknowns). Explora ainda o "maximin principle" e a perspectiva de eliminar o pior dos piores cenários - prevenir a perda catastrófica mas… Em que circunstâncias faz sentido? E como lidamos com incerteza? E que papel para as ciências psicológicas?

averting catastrophe

cass sustein

crime. crime...

Documentário impactante sobre um problema de saúde pública gravíssimo.

Como foi e é possível algumas destas coisas? Como?



the crime of the century

alex gibney



sábado, 15 de maio de 2021

ou afundas...

filme simples (leve qb) sobre as possibilidades infinitas do "afundar" e o poder do propósito. E do significado, aqui em forma de grupo, equipa. De improbabilidade.

ou nadas ou afundas
gilles lelouche
[2018]


terça-feira, 11 de maio de 2021

Desigualdade - O que fazer?

Interessante ensaio sobre a igualdade / desigualdade e os impactos na saúde, bem-estar, confiança e democracia.

Um livro bastante utilitário no sentido de termos uma base de compreensão sobre as origens e bases da desigualdade e um conjunto de propostas sustentadas num dimensão fortemente politizada mas racionalizada e até científica.

Um documento interessante para pensar e conceptualizar um problema muito complexo e um desafio das sociedades contemporâneas e futuras.

Desigualdade - Que fazer?
Anthony B. Atkinson


12 jurados

série quasi remake de um dos meus filmes de sempre (12 angry men), sem querer mais do que é ou pode ser, mostra-nos a complexidade de vidas e como eles se cruzam e entrecruzam no tempo, nas memórias, nas relações.

série complexa, interessante e questionadora.


12 jurados

sanne nuyens; bert van dael

[2019] 

domingo, 9 de maio de 2021

Como aprendi a compreender o Mundo

Um livro menos interessante que o Factfulness (pelo menos depois de lido primeiro) mas interessante para descobrir a complexidade e o "terra a terra" (por vezes até alguma "dureza") de Hans Rosling, uma referência na saúde pública global.

Interessante a referência/ligação a Moçambique e à dificuldade de desenvolvimento de um país com analfabetismo generalizado, pobreza extrema e gerações de domínio colonial (mais difícil que se tornar independente) e a história da sua família do último século Sueco que ajuda a perceber a evolução do Mundo mais vasto... O salto da pobreza limitadora graças a diversos factores que se conjugaram e reforçaram uns aos outros: 1. Crescimento económico da Suécia; 2. Serviços Sociais do Estado; 3. Sociedade Civil que interveio em diversas fases.

Ou do preconceito que nos faz errar mais em matéria de saúde pública que o acaso... Ou o importante vs possível... Um livro de história(s), para reflectirmos sobre nós, a nossa história, os nossos preconceitos e o nosso papel.


Como aprendi a compreender o Mundo
Hans Rosling

“Se trabalhares num lugar de pobreza extrema, não tentes fazer tudo perfeito. Só conseguirás perder tempo e recursos que poderiam ser mais bem aproveitados.”

domingo, 25 de abril de 2021

snu, ou a densidade de um tempo...

snu, não sendo um fabuloso filme permite-nos mergulhar num tempo de densidade das pessoas que fazem e fizeram o país... um país inacabado (como poderia ser de outra forma?) mas tão mais país das pessoas que quando estas, que para ele tanto contribuíram, a ele pelas suas várias formas chegaram. 

uma fotografia a espaços muito interessante. e uma lisboa (e a espaços um porto) que merece/m ser sempre vista/os.

e feliz 25.4...

snu
patrícia sequeira
[2019]


terça-feira, 20 de abril de 2021

liderar...

se os relacionamentos são do que mais bonito mas complexo temos nas nossas vidas, liderar é, para as equipas, algo análogo. pode ser inspirador (e gerar inspiração) ou destruidor (e gerar destruição). o how to lead, ao ouvir pessoas (pessoas líderes) ajuda-nos a pensar sobre este processo e oferece-nos algumas constantes onde a integridade, a resposta a crises, a gestão do erro, a partilha entre tantas outras surge... oferece-nos ainda, e isso não é de somenos, uma classificação possível de líderes: visionárias/os; construtoras/es; transformadoras/es; comandantes; decisoras/es; mestres.

how to lead
David M. Rubenstein


sexta-feira, 9 de abril de 2021

lentas lições...

“Não temos um corpo, nós somos o nosso corpo”, diz Alexander Lowen... Ou dito de outra forma, "desconhecermos o corpo é desconhecermos a pessoa que somos na medida em que não há pessoa incorpórea." Isso nos mostra o Luís pessoa-livro, livro-pessoa.


as lentas lições do corpo
luís Fernandes

"Aquilo que o corredor de fundo faz é construir uma série de adaptações tanto perceptivas como cognitivas para lidar com a distância, que é realmente muita."



terça-feira, 30 de março de 2021

Promised...

a XXXX president. land, no livro.

testemunho incrível e poderoso de uma figura incontornável da vida da minha geração (e não apenas) - Obama.

um primeiro livro que narra um primeiro momento, com mestria e complexidade. um "urso" que se habitua "ao próprio cativeiro".

o que se seguirá?


 a promised land
Obama
[Março, 2021]


sábado, 13 de março de 2021

3 cartazes à beira da estrada...

grande francés McDormand num grande filme.

uma sempre resposta para o pior, do pior, do pior...

3 cartazes à beira da estrada

martin McDonagh

[2017]

sábado, 27 de fevereiro de 2021

mustang.

a irriquietude presa, aprisionada, amordaçada.

algo que por aí ainda população..

filme de beleza simples e de reflexão complexa. muito complexa...


mustang

deniz ergüven

[2015]

sábado, 20 de fevereiro de 2021

rule(s).

the comey rules, não sendo um objecto particularmente interessante (enquanto série / filme) permita, a partir de um ponto de vista é certo, uma reflexão sobre a América (e o Mundo) de Trump (e de uma vaga de autoritarismo "moderno")... Um tempo e pessoas cujo respeito pelas instituições e valores não se aproxima do que valem likes, aprovações e as suas próprias pessoas (e entourages).

Inquietante realidade... E que vai muito além dos Trumps do Mundo.

comey rule
billy ray
[2020]

do individualismo...

martin eden é um filme tão difícil de caracterizar quanto é fácil de seguir e de nos vincular. por uma estranha beleza, por um não regular cruzar de imagens / situações / princípios históricos num período indefinido do tempo. por nos trazer uma nápoles, sempre vibrante no bom e no menos bom. finalmente, pelo questionamento do individualismo em tempos de luta de classes e pela relação com o mar, também sempre o mar no bom e menos bom.

uma palavra para a imagem do pão-molho da pasta Vs educação-pobreza.


martin eden

pietro marcello

[2019]

domingo, 14 de fevereiro de 2021

loudest and...

interessante, também por inquietante, série que retrata bem a pessoa por trás de um modo de pensar e fazer... Notícias mas não apenas.

the loudest voice

tom maccharthy; tom metcalf

[2019]

. "As pessoas não querem informação, querem sentir-se informadas"; "Vamos dar-lhes o que nem sabem que querem"