“Hoje somos todos vizinhos”. Assim abre o livro de Timothy Ash, um dos grandes pensadores do mundo actual. Um livro fabuloso que contextualiza um mundo onde todos somos próximos, estamos ligados (utilizadores do Facebook fariam dele o maior país do mundo se considerados habitantes) e nos movimentamos (1 em cada 30 pessoas vive hoje num país distinto daquele em que nasceu) para depois Alencar 10 princípios que defende para um mundo conectado e com liberdade de expressão:
- Sangue da Vida - “todos os seres humanos devem ser livres para se expressar e procurar e receber informação e ideias independentemente das fronteiras existentes”.
- Violência - “não ameaçamos violência nem aceitamos intimidações”.
- Conhecimento - “Não aceitamos tabus em torno de qualquer possibilidade de expansão do conhecimento".
- Jornalismo - “Requeremos medias sem censura, diversos e confiáveis para que possamos tomar decisões informadas e participar totalmente na vida política".
- Diversidade - “Expressamo-nos abertamente e com civilidade acerca de cada diferença do seu humano”.
- Religião - “Respeitamos quem acredita mas não necessariamente o conteúdo daquilo em que acredita".
- Privacidade - “Devemos ser capazes de proteger a nossa privacidade e a nossa reputação mas não prevenir ou impedir o escrutínio determinado pelo interesse público"
- Segredos - “Devemos ser empoderados para desafiar os limites da liberdade de informação em área como as da segurança nacional".
- Icebergs - “Defendemos a internet e outros sistemas de comunicação contra usurpações ilegítimas de poderes públicos os privados”.
- Coragem - “Decidimos e enfrentaremos as consequências”.
free speech
timothy garton ash
“Respeitamos quem acredita mas não necessariamente o conteúdo daquilo em que acredita”
“Precisamos de um idealismo realista e de um realismo idealista"
0 comentários:
Enviar um comentário