domingo, 25 de julho de 2021

miss...

miss simone, o que aconteceu, pergunta o título. Pergunta complexa na desconstrução de uma personalidade muito complexa e muito marcante da sociedade e da música, nos EUA e no Mundo.

Um documentário muito interessante que explora algumas das vicissitudes acedendo ao núcleo mais duro da vida de Nina Simone, com muita verdade, por vezes crua e dura.


what happened, miss Simone

liz garbus

[2015]

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Balada...

Do batráquio, urso de outro para melhor curta metragem em 2016.

Leonor Teles trata de forma artística uma pseudo tradição que justifica uma forma de exclusão dissimulada, e por isso aceite.


Balada de um Batráquio

Leonor Teles

[2016]


terça-feira, 20 de julho de 2021

Fogo no Mar

Retrato imersivo e impressivo de uma Lampedusa que se confronta com um dos principais desafios societais complexos - o das migrações para o qual confluem a pobreza, a guerra, os direitos humanos e necessidades mais básicas.

Excelente documentário, urso de Berlim em 2016.

Fogo no Mar
Gianfranco Rosi
[2016]


sexta-feira, 9 de julho de 2021

O caso mental...

Fernando Pessoa, em texto, naturalmente contextualizados ao momento que dizem: 1) da qualidade impressionante da sua escrita e da sua reflexão; 2) de si e da figura intrincada, complexa e que com toda a admiração que nutro por vezes me questiona; 3) da actualidade permanente de alguma reflexão. A conhecer e a reconhecer.

O caso mental português
Fernando Pessoa


“Nunca o português tem uma acção sua, quebrando com o meio, virando costas aos vizinhos. Age sempre em grupo, sente sempre em grupo, pensa sempre em grupo.”

“O provincianismo consiste em pertencer a uma civilização sem tomar parte no desenvolvimento superior dela - em segui-la pois mimeticamente, com uma subordinado inconsciente e feliz”

“Mas o provincianismo tem outro aspecto, um pouco mais provinciano. Não se pode ser adulto com uma mentalidade análoga À da criança sem com isso sofrer qualquer coisa. Assim vivemos em aldeia em Portugal inteiro. Conhecemo-nos todos, ou é como se nos conhecêssemos. Por isso avaliamos do trabalho de um ou de outro segundo a nossa simpatia ou antipatia por ele - simpatia ou antipatias baseadas em elementos estranhos a esse trabalho: aspecto físico, rivalidade pessoal, política. Se falar em António Correia de Oliveira a um republicano, por culto que seja, já sei que dirá mas dele como poeta, porque é conservador. Se falar de Aquilino Ribeiro a um monárquico, or culto que seja, já sei que dirá mal dele, porque é radical. E se em um caso ou outro não disser mal, é porque sucede ser amigo dele. Assim tudo se traduz, em fim, numa política de campanário arruinado." 

sábado, 3 de julho de 2021

A caça...

vinterberg é um dos realizadores do momento.

da luz tensa dos filmes à densidade que lhes imprime, cada ângulo, cada decisão, parece pensada, sentida e integra no filme. esta "imagem capa", de um olhar por cima do ombro, numa igreja e numa véspera de natal, é um exemplo claríssimo disso.

(mais um) grande filme.

a caça
thomas vinterberg
[2012]