sexta-feira, 18 de junho de 2021

Génesis

A origem, em sete intensos dias lido nas horas intensas daquele dia memorável (e dos dois dias seguintes).

Excelente, ainda que por vezes complexo, trabalho de Guido Tonelli reunindo 13,8 mil milhões de anos em pouco mais de 2 centenas de páginas recheadas de história e histórias, de ciência e ciências mas também de arte, filosofia e de ser ou não ser, existir ou não existir.

Começa com um "criar raízes talvez seja a necessidade mais importante e menos reconhecida da alma humana" (Simone Weil) que, em bom rigor, poderia ser um resumo certeiro do livro numa frase.


Génesis, A história do Universo em sete dias 

Guido Tonelli

terça-feira, 15 de junho de 2021

10 lições...

Fareed, jornalista cujo trabalho sigo com interesse, escreve este 10 lições para um Mundo pós-pandemia. Visão racional, estruturada e muito suportada em anos e anos de trabalho, pensamento e reflexão sobre o Mundo e os seus desafios. Um trabalho sério e competente mas, de certo modo, previsível, em quem o acompanha.


10 lições para um Mundo pós-pandemia
Fareed Zakaria


Mare...

Tudo em volta de uma fantástica Kate feita Mare.

Tudo, inclusivamente um Mundo a cumprir o seu desígnio, um território feito à medida e o alavancar de toda a equipa na sua personagem e na sua forma de a definir.

mare of easttown

brad ingelsby 

[2021]

domingo, 13 de junho de 2021

Citizen

citizenfour, excelente documentário em torno de um muito complexo tema, de uma muito complexa personagem (ed. snowden) e de um muito complexo caso - as questões da privacidade e as agências secretas e de segurança nacional.


citizenfour
laura  poitras
[2014]

quinta-feira, 10 de junho de 2021

20.000 de 29.000

20.000 dias na Terra é uma viagem a uma Terra co-construída por Nick Cave, sempre numa lógica de encontro entre realidade e um imaginário próprio seu e da sua vida.

Muito interessante e denso, como a sua personagem, como a sua música.
20000 dias na terra
ian forsyth e jane pollard
[2014]

"quando consumia drogas ia a igreja, ouvia a missa até ao fim, passava junto dos passadores e ia para casa consumir. fazia o bem e o mal e parecia-me um equilíbrio funcional."

"nunca conhecemos a nossa história. aliás só se torna história quando a contamos e voltamos a contar... precisas recordações e pormenores que contamos infinitamente a nos próprios e aos outros, criando uma narrativa e impedindo que depois se perca nas trevas."


Des...

Desconectados trata bem e com a intensidade e realidade devida como as diferentes vulnerabilidades (de diferentes pessoas) influem na forma como nos co e desconectamos e relacionamos.

Um filme de uma intensidade tremenda, num momento tremendo da vida em sociedade a estes níveis.
disconnect
henry alex rubin
[2012]


quarta-feira, 9 de junho de 2021

inception.

10 anos depois de memento, nolan volta a escrever e a filmar sobre a mente, as suas particulares, fragilidade poderes. neste estranhamento traduzido por "a origem" dedica-se ao sonho e às emoções, mas sempre em torno deste ser pessoa. agora mais em busca de um blockbuster, mas sempre mantendo uma narrativa bem escrita e um complexidade estimulante.


                                                     
inception
chistopher nolan
[2010]