Um livro menos interessante que o Factfulness (pelo menos depois de lido primeiro) mas interessante para descobrir a complexidade e o "terra a terra" (por vezes até alguma "dureza") de Hans Rosling, uma referência na saúde pública global.
Interessante a referência/ligação a Moçambique e à dificuldade de desenvolvimento de um país com analfabetismo generalizado, pobreza extrema e gerações de domínio colonial (mais difícil que se tornar independente) e a história da sua família do último século Sueco que ajuda a perceber a evolução do Mundo mais vasto... O salto da pobreza limitadora graças a diversos factores que se conjugaram e reforçaram uns aos outros: 1. Crescimento económico da Suécia; 2. Serviços Sociais do Estado; 3. Sociedade Civil que interveio em diversas fases.
Ou do preconceito que nos faz errar mais em matéria de saúde pública que o acaso... Ou o importante vs possível... Um livro de história(s), para reflectirmos sobre nós, a nossa história, os nossos preconceitos e o nosso papel.
Como aprendi a compreender o Mundo
Hans Rosling
“Se trabalhares num lugar de pobreza extrema, não tentes fazer tudo perfeito. Só conseguirás perder tempo e recursos que poderiam ser mais bem aproveitados.”