sábado, 31 de agosto de 2019

a., 2019.

[figueiró dos vinhos, montargil, odemira, 
tavira, galé, vila boim.]

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

entremuros.

hummmm...

entremuros
pia
[torres vedras; 29.08.2019]

domingo, 25 de agosto de 2019

viagens.

olga tokarczuk, (um)a descoberta de férias. com a psicologia muito presente, uma escrita viajante sobre viagens e as/os viajantes que somos, porque “ tudo o que está em movimento é sempre melhor do que aquilo que está em repouso”. uma escrita descritiva, introspectiva e, especialmente, visual. Uma escritora com quem viajar.

- perguntas do viajante: “donde és? (eixo vertical) Donde vens? Para onde vais? (eixo horizontal) 
(T invertido) - 

viagens
olga tokarczuk


“Já tentei várias vezes, mas as minhas raízes são sempre superficiais e qualquer brisa é capaz de me arrancar à terra. Não sou capaz de germinar, fui desprovida dessa faculdade vegetal.”







quarta-feira, 14 de agosto de 2019

"o mundo não pode ser compreendido sem números. e não pode ser compreendido só com números."

factfulness é um excelente livro de divulgação (por rico e simples, mas não simplista) da vida, obra e legado de hans rosling e da sua contínua busca para, através de mais conhecimento, pensamentos e ferramentas de informação, chegarmos a um mundo melhor (e ao reconhecimento desse mundo melhor). uma pessoa brilhante com uma vida e obra exemplar.


factfullness
hans rosling (e anna e ola)


"a maioria das pessoas acha que o mundo está a piorar. não admira que andemos todos tão stressados."

"eu não sou um optimista. isso faz-me parecer ingénuo. eu sou um possibilitista muito sério. foi um termo que inventei. quer dizer alguém que nem espera sem razão, nem receia sem razão, alguém que resiste constantemente à visão do mundo excessivamente dramática."

"não existe espaço para factos quando a nossa mente está ocupada pelo medo."

"na pobreza mais profunda nunca deves fazer nada com perfeição. se o fizeres, estarás a roubar recursos do sítio onde poderão ser mais bem usados" (ingegerd rooth, enfermeira missionária no Congo)

"ensinar às nossas crianças humildade e curiosidade".

https://www.gapminder.org/tools/
https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix




terça-feira, 13 de agosto de 2019

vertigem...

apesar de ser um "olhar" e uma "reflexão" de um dos lados, democracia em vertigem é um documentário relevante do quão e quão rápido pode mudar um país e do quão e quão intensamente pequenos acontecimentos e pequenos "sentires" se unem criando as condições perfeitas para tal. com um arquivo de imagens impactante e com um pontuar de acontecimentos interessante, torna-se, sob diversos pontos de vista, um repositório para analisarmos o brasil dos últimos anos e perspectivarmos o seu futuro. um palavra para a jovem realizadora (e mentora do projecto) - a seguir, com toda a certeza - e para as imagens a pairar do que sonharam ser, foi, é e será brasília (com base no edifício do congresso e do senado).

democracia em vertigem
petra costa
[2019]

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

a gravação secreta da assembleia...

a rtp, como naquele momento em que assistiu e transmitiu quase em directo o "ataque", a fazer serviço público e a disponibilizar-nos um documento sobre a gravação da assembleia (a chamada "assembleia selvagem") que institucionalizou o conselho da revolução. também aqui se discutiu o fuzilamento (ou não) dos insurectos e aqui fica a célebre intervenção de costa neves que, numa cenário tenso e com varela gomes na sala, lhe pergunta se está "vivo ou morto", numa alusão à ditadura não o ter fuzilado (aquando da insurreição de beja) e o absurdo de agora, alguns (que não ele), o estarem a pedir neste momento histórico.
como se fez portugal e o quão incrível foi este caminho... obrigado rtp por nos trazeres memória e cultura e, com ela, cognição e identidade.

a gravação secreta da assembleia selvagem
disponível aqui

domingo, 11 de agosto de 2019

fds, granja nova.

*****



sábado, 10 de agosto de 2019

guia prático, para pensar.

mário de carvalho num registo distinto. um livro que nos permite uma reflexão sobre a literatura, sobre as suas nuances e sobre a sua construção. um guia sem pretensiosismos, que compila pensamentos informados e formados nas leituras e nos gostos do próprio mário de carvalho. uma descoberta, dentro da descoberta. realce para a forma como na nota prévia resolve a questão da "escrita inclusiva", numa, segundo o próprio, fuga a sete pés da concessão ao literalismo.

quem disser o contrário é porque tem razão - letras sem tretas, guia prático de escrita de ficção
mário de carvalho

"a boa literatura liberta. que mais que não seja porque oferece múltiplas possibilidades de escolha... não raro as pessoas encontram-se encapsuladas no tempo... costumam insistir nos  e nos ainda."

"jam finitus is liber"

terça-feira, 6 de agosto de 2019

nada, nada.

nada é privado é um documentário forte sobre a forma como o conhecimento das pessoas e da forma como se comportam (nomeadamente, as suas motivações e as cognições e emoções que perspectivam e determinam o comportamento) pode ser utilizado com fins políticos. embora nada de muito novo, num mundo de uma imensidão de dados (num ano, como dizia recentemente arlindo oliveira, 10 mil triliões de bits, tantos quantos os grãos de areia de todas as praias do mundo ou quantas as estrelas estimadas que existem no universo) é o retrato do "poder" da utilização dos dados, da mudança potencial que pode provocar e do grande negócio (i(lícito)? a(moral)?) por trás deles. a ver. a sentir. a reflectir.

nada é privado (o escândalo da cambridge analytica)
karim amer, jehane noujaim
[2019]

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

império.

em torno do empire state building (tanta história; tantas histórias) um texto interessante sobre e perda e as perdas. duro, forte, intenso. como a vida e as vidas que ali se "jogam".

império
andré murraças

domingo, 4 de agosto de 2019

fds; casal ruivo.

casal ruivo; figueiró dos vinhos 

sábado, 3 de agosto de 2019

autoridade.

pensei ler sobre o conceito de autoridade hoje e achei interessante lê-lo a partir de miguel morgado, uma figura particular e interessante que, estou certo, andará por aí nos próximos anos.
o livro, e de onde parte para conceptualizar e pensar o conceito, creio que demonstra bem as "raízes" estruturais de miguel morgado, bem como comporta também alguma densidade, cortesia do autor.
(ainda assim), um ensaio interessante .

autoridade
miguel morgado

"a sociedade sobrevive à morte do estado e, historicamente falando, essa dissociação é o primeiro momento da concretização da verdadeira ordem."

"em democracia a noção de autoridade tem de sofrer uma certa transformação. que começa por aqui, pela emergente contiguidade e continuidade entre autoridade e legitimidade."

"tu dependes dos preconceitos daqueles que governas com preconceitos. para lidares como queres, tens de te comportar como eles querem." (rousseau, 1762)

"as feridas e outros males que um homem inflige a si mesmo espontaneamente e por sua escolha, doem muito menos do que as que são infligidas por outros" (maquiavel; 1531)