sábado, 27 de abril de 2019

por cada bebé que nasce...

...há mais uma razão para moldar o mundo que nos rodeia.
e para construir um mundo melhor.
os desafios que enfrentamos são globais.
(...)
cada um de nós pode deixar uma marca.
mas juntos podemos fazer toda a diferença.


quinta-feira, 25 de abril de 2019

25.4, um filme...

na madrugada em que há 45 anos atrás se tecia a liberdade, um filme / história (william kamkwamba, até aos seus 13 anos) que tão bem retrata o valor e o impacto que a educação pode ter paradoxalmente às desconfianças que sempre gera.
um filme que vale pela humanidade e pelo exemplo, mais do que por si.
ainda assim, bom de ver. bom de ver nesta noite / madrugada.

o rapaz que prendeu o vento
chiwetel ejiofor
[2019]

quinta-feira, 18 de abril de 2019

história...

breve da humanidade. o best seller de harari que li já tarde, quando a moda adormeceu. há modas e modas, todos sabemos. esta junta muito conhecimento com uma grande capacidade de escrever simples, exemplificar e tudo ligar, relacionar. juntam-se um pós de simplismo (o que mais me desagradou) e fica um livro interessante, comprado por muitos milhões e lido, estou certo, só por alguns desses milhões.


sapiens: história breve da humanidade
yuval noah harari
[2011]

"a antiga ponta de lança em silex era produzida numa questão de minutos por uma só pessoa, que dependia dos conselhos e da ajuda de alguns amigos íntimos. já a produção de uma moderna ogiva nuclear requer a cooperação de milhões de estranhos por todo o mundo - dos trabalhadores que extraem o minério de urânio das profundezas da terra aos físicos que escrevem as longas fórmulas matemáticas que descrevem as interacções das partículas subatómicas."

"a discrepância entre êxito evolutivo e sofrimento individual talvez seja a lição mais importante que podemos retirar da revolução agrícola... em termos evolutivos o gado bovino representa uma das espécies mais bem sucedidas de sempre e é ao mesmo tempo um dos animais mais infelizes do planeta."

"o militarmente incompetente augusto conseguiu estabelecer um regime imperial estável alcançando algo que escapou tanto a júlio césar quanto a alexandre o grande, que eram melhores generais. tanto os seus admiradores contemporâneos quanto os historiadores modernos atribuem, muitas vezes, este feito à sua virtude de clementia - moderação e clemência."

"a verdadeira questão que se nos apresenta pode já não ser "em que queremos transformar-nos?" mas antes "o que queremos querer?". os que não são assombrados por esta questão, muito provavelmente, ainda não pensaram bem nela."

segunda-feira, 15 de abril de 2019

(o outro) sw.




domingo, 7 de abril de 2019

divertida...

ou como já ver filmes com ele... com ele.

divertida-mente
pete dictor & ronnie del carmem
[2015]

sábado, 6 de abril de 2019

carta.

um bonito texto, dito por uma bonita (e densa) pessoa.
uma fotografia (também ela com fotografias) muito interessante e que revista uma lisboa que, por incrível que pareça, está ali ao virar da esquina. espaço e temporalmente.

ainda não acabamos : como se fosse uma carta
jorge silva melo
[2016]